23 de ago. de 2012

Reino Monera


É o Reino mais simples. São organismos microscópicos, UNICELULARES e PROCARIONTES, ou seja, não apresentam membrana nuclear. Algumas possuem parede celular externa à membrana plasmática.
Podem ser isolados ou coloniais. Suas únicas organelas são os ribossomos, semelhantes aos encontrados nas mitocôndrias dos eucariontes, e seu DNA é circular, formado por uma única molécula de ácido nucleico.
Esse cromossomo não é o único local de informação genética. Soltos no citoplasma existem plasmídeos, pequenos anéis de DNA com autonomia de replicação, responsáveis por características específicas como fixação de nitrogênio do ar, resistência a antibióticos, produção de toxinas, catabolismo de certas substâncias, entre outras.

Metabolismo Bacteriano
 - Aeróbias estritas – executam a respiração aeróbia, na qual a glicose é totalmente degradada a água e gás carbônico na presença de oxigênio.
 - Anaeróbias facultativas – respiram aerobiamente enquanto há oxigênio disponível, mas se o gás faltar, podem degradar a glicose fermentando ou utilizando outro composto como aceptor final de hidrogênio, como nitrato por exemplo (bactérias nitrificantes – incorporam nitrogênio ao solo).
 - Anaeróbias estritas – somente fermentam ou respiram anaerobiamente, sendo o oxigênio LETAL para elas (tétano).

Nutrição Bacteriana
 - Autótrofas – fotossintetizantes (possuem um especial tipo de clorofila) ou quimiossintetizantes.
 - Heterótrofas:
  •  Parasitas – degradam a matéria orgânica contida nos tecidos de organismos vivos);
  •  Simbiontes – vivem no corpo de outros organismos sem causar prejuízos ou, ainda, trazendo benefícios, como por exemplo a flora intestinal dos humanos que, além de auxiliar a digestão dos alimentos, produz vitamina K e complexo B.
  •  Saprófitas ou decompositoras – decompõem e reciclam a matéria orgânica nos diferentes ambientes, sendo indispensáveis ao equilíbrio ecológico.

Reprodução Bacteriana – Assexuada
 - Bipartição – ocorre a duplicação do material genético e divisão celular. O processo dura aproximadamente 20 minutos.



 - Esporulação – o endósporo é uma estrutura formada no interior da célula, altamente resistente ao calor, dessecação e outros agentes físicos e químicos, capaz de permanecer em estado latente por longos períodos e de germinar, dando início à nova célula.




Reprodução Bacteriana - Sexuada
 - Conjugação – duas bactérias unem-se temporariamente através de uma ponte citoplasmática. Em uma delas, denominada doadora, ocorre duplicação de parte do cromossomo ou plasmídeo. Essa parte duplicada passa para a outra célula, denominada receptora, através da ponte, unindo-se ao cromossomo da mesma, ou simplesmente ficando em seu citoplasma.





 - Transformação – pedaços de DNA livres no meio são incorporados, em condições especiais, por uma bactéria que passa a exibir as características do DNA incorporado.



 - Transdução – transferência de material genético de uma bactéria para outra, através de vírus bacteriófagos.




Cianobactérias ou algas azuis
Autótrofas fotossintetizantes, vivem nos mais diversos ambientes, inclusive fontes termais.
Fixam o nitrogênio do ar e formam os liquens, sendo a população pioneira em uma sucessão ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário