20 de nov. de 2011

Cordados - Vertebrados - Aves


“As aves são répteis altamente especializados ao vôo”.
A construção do corpo das aves está diretamente relacionada à sua capacidade especial de locomoção: o vôo. A pele das aves é muito semelhante à dos répteis, pois é seca, sem glândulas. Nas pernas e nos dedos há uma cobertura de escamas córneas. Formações córneas são também as garras e os bicos, que recobrem o maxilar e a mandíbula.
Além de aerodinâmico, o corpo da maioria das aves é recoberto de penas, que constituem um eficiente isolante para manter constante a temperatura corporal. As aves são os primeiros animais homeotérmicos, ou seja, sua temperatura corporal não varia com a do ambiente. Em algumas espécies, as penas também funcionam como dimorfismo sexual. Os machos possuem grandes penas de ornamentação que servem para atração sexual das fêmeas.
O esqueleto do tronco das aves forma uma espécie de gaiola resistente e sem muitas articulações. Isso diminui a mobilidade dos ossos e, assim, impede a deformação do corpo durante o vôo. O esterno, o grande osso da região peitoral, tem a forma de uma quilha de barco. Aí se fixam os músculos peitorais, responsáveis pelas fortes contrações que dão impulso ao animal. Além disso, a maioria das aves possui ossos pneumáticos, ou seja, ossos ocos que contem ar. Isso torna o corpo mais leve e facilita o vôo.
Ao contrário dos demais vertebrados, os pulmões das aves não são subdivididos em pequenas câmaras, mas têm uma complexa rede de canais, por onde circula continuamente uma corrente de ar, que pode passar diretamente para os sacos aéreos. Os sacos aéreos, grandes bolsas que armazenam ar, deixando o animal mais leve, têm ligação com as cavidades dos ossos pneumáticos, constituindo, assim, mais uma das adaptações ao vôo.

As aves têm excelente visão e até enxergam cores. A audição e o olfato também são bons, o que não acontece com o paladar, já que a língua desses animais é reduzida.
A reprodução é sexuada com rituais de corte, e a fecundação é interna. As fêmeas são ovíparas e o desenvolvimento é direto. Surge o cuidado parental, as aves põem e chocam os ovos nos ninhos que constroem e não só as fêmeas como os machos se encarregam de cuidar e alimentar a cria.
O coração das aves é formado por quatro cavidades totalmente separadas: dois átrios e dois ventrículos. O sangue venoso vindo do corpo entra pelo átrio direito e passa para o ventrículo direito. Daí vai para os pulmões, onde é oxigenado, e volta para o coração pelo átrio esquerdo. Passa para o ventrículo esquerdo, de onde é distribuído para todo o corpo. Não há, assim, mistura entre o sangue venoso e o arterial. A circulação completamente separada é altamente eficiente, garantindo às células alto suprimento de gás oxigênio. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário