20 de nov. de 2011

Cordados - Vertebrados - Répteis


A classe Reptilia reúne cobras, lagartos, tartarugas, cágados, jabutis, crocodilos e jacarés. Os répteis estão plenamente adaptados ao ambiente de terra firme, tendo o corpo recoberto por uma grossa camada impermeável, sem glândulas, constituída pela proteína queratina, pulmões bastante eficientes nas trocas gasosas com o ambiente aéreo. O fato de os ovos serem protegidos por membranas e por uma casca lhes possibilita o desenvolvimento fora d’água.
O coração da maioria dos répteis possui dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido em duas cavidades. O sangue venoso, proveniente dos tecidos, penetra no átrio direito e passa para a cavidade ventricular direita, enquanto o sangue arterial, proveniente dos pulmões, penetra no átrio esquerdo e passa para a cavidade ventricular esquerda. No entanto, através da comunicação existente entre os ventrículos, ocorre certa mistura do sangue venoso com o arterial, porém menor que nos anfíbios. O sangue da metade direita do ventrículo é impulsionado para os pulmões, e o da metade esquerda, para a artéria aorta, que o distribui aos tecidos do corpo. Logo, circulação dupla incompleta, com hemácias nucleadas.



Órgãos de sentidos muito mais desenvolvidos que os anfíbios, e principal excreta é o ácido úrico, por isso são ditos animais URICOTÉLICOS.
A reprodução é sexuada, com fecundação interna e desenvolvimento direto. A maioria é ovípara, com algumas cobras ovovivíparas, e o ovo é amniota, ou seja, com membrana protetora do embrião (córion e alantóide) e tecido de nutrição (saco vitelino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário