28 de out. de 2011

Cordados - Urocordados e Cefalocordados


Esse filo (do latim chorda = corda) reúne os animais cordados, cujos representantes mais conhecidos são os peixes, os anfíbios, os repteis, as aves e os mamíferos. As espécies encontram-se distribuídas em três subfilos: Vertebrata, Urochordata e Cephalochordata.
São animais triblásticos, celomados, metamerizados e deuterostômios. A maioria das espécies tem esqueleto interno, sistema circulatório fechado e coração ventral. Além disso, como características exclusivas, os animais desse filo compartilham, durante o desenvolvimento embrionário, tubo nervoso dorsal, notocorda e fendas branquiais.
O tubo nervoso dorsal trata-se de dobras do ectoderma dorsal do embrião, formando um tubo, a partir do qual tem origem todo o sistema nervoso do animal. A notocorda é um bastão firme e flexível, situado no dorso do embrião, entre o tubo nervoso e o tubo digestivo, e sua função é dar sustentação ao corpo do animal. As fendas branquiais são fendas na lateral da faringe, que origina as brânquias nos cordados aquáticos, e os ossos da faringe nos terrestres.




Os urocordados e cefalocordados caracterizam-se por não possuírem coluna vertebral, encéfalo ou vértebras, o que lhes valeu a denominação de protocordados



Os urocordados apresentam notocorda apenas na fase larval e é restrita à região caudal. Os adultos são animais sésseis que vivem presos a rochas ou algas de grande porte em todos os mares do mundo. Há espécies de indivíduos solitários, outras são coloniais. Seu sistema circulatório é aberto, a maioria das espécies é monóica (hermafrodita) com reprodução sexuada (fecundação externa e desenvolvimento indireto) e assexuada, por brotamento.













Os cefalocordados são representados atualmente pelos anfioxos, animais marinhos de corpo achatado lateralmente e afilado nas extremidades, que medem poucos centímetros de comprimento e vivem semi-enterrados em praias de areia relativamente grossa. Filtram partículas de alimento em suspensão na água que passa por seu corpo e as trocas gasosas ocorrem principalmente pela superfície corporal, ou seja, têm respiração cutânea. Seu sistema circulatório é fechado e sua reprodução é sexuada, são dióicos, a fecundação é externa e o desenvolvimento é direto.







20 comentários:

  1. Adorei o blog, mas poderiam colocar exercícios embaixo da explicação. Desse modo, as pessoas se sentiriam mais seguras com o aprendizado! bjs

    ResponderExcluir
  2. quais desses grupos sao obrigatoriamente deuterostomios? incluindo ai os hemicordados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os animais que surgiram posteriormente aos equinodermos são deuterostomios. Incluindo os Urocordados, Cefalocordados e Vertebrados!
      Espero ter ajudado! =]

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. nos cefalocordados a notocorda é sempre presente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em biologia, evitamos os termos "sempre" ou "nunca".
      Mas de maneira geral, os cefalocordados são caracterizados pela presença do notocorda.

      Excluir
  5. nosnos cefalocordados a circulação é aberta mesmo?? tem certeza??

    ResponderExcluir
  6. Que blog legal!!! Me ajudou muito mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  7. Qual a importância ecológica dos urocordados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Urocordados são animais fixos e filtradores, sendo por isso importantes bioindicadores.
      Além disso, servem como alimento para vários animais como peixes e tartarugas.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  8. Qual é a importância ecológica deles?

    ResponderExcluir
  9. o que urocordados cefalocordados e vertebrata tem em comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses são subfilos do filo cordados, e tem como principal características, a presença da natocorda em pelo menos uma fase da vida.

      Excluir
  10. Qual o tipo de ovo dos urochordatos?

    ResponderExcluir