2 de out. de 2011

Platelmintos

Terceiro filo Animal, tratam-se dos vermes achatados.
Surge o terceiro folheto embrionário (mesoderme) e os seres passam a ser chamados de triblásticos (ou triploblásticos). São acelomados.

Primeiros animais a apresentar simetria bilateral e processo de cefalização, ou seja, estruturas especializadas com o modo de vida concentradas na região anterior do corpo. O sistema nervoso é formado por gânglios cerebrais conectados por cordões nervosos e o sistema excretor é formado por tubos que se abrem em poros na epiderme. Possuem células-flama, células flageladas especializadas na excreção.




São animais que possuem complexidade maior.

 
O filo é dividido em três classes:


  • Planária - animais de vida livre; nutrição através de boca e digestão extracelular; possuem ocelos, estrutura similar a olhos, capazes de perceber luminosidade; hermafroditas, realizam reprodução sexuada por fecundação cruzada e assexuada, por regeneração.










  • Esquistossoma - animais parasitas; possuem ventosas, capazes de fixar o animal ao hospedeiro; nutrição por absorção; possuem sexos separados; realizam apenas reprodução sexuada; causam esquistossomose, também conhecida como "barriga-d'água". Ciclo: ovo - larva miracídio - hospedeiro intermediário (caramujo de água doce - pertencente ao gênero Biomphalaria) - larva cercária - hospedeiro definitivo (homem).





ovo

larva miracídeo

caramujo de água doce - hospedeiro intermediário

larva cercária

Urticária causada pela entrada das cercárias na pele

Parasitas adultos - a fêmea se abriga dentro do corpo do macho


  • Tenia - animais parasitas;  possuem ventosas e ganchos como forma de fixação; nutrição por absorção; hermafroditas, realizam apenas reprodução sexuada, com autofecundação. Causam teníase, quando ingerimos o cisticerco presente em carne de boi ou porco contaminadas, entretanto, se o ser humano ingerir os ovos do parasita, atua como hospedeiro intermediário, contraindo cisticercose, a forma mais agressiva da doença.








4 comentários:

  1. Os dois tipos de tenia sao desde filo certo?

    ResponderExcluir
  2. Sim. Os dois tipos de tênia, o esquistossoma e outros parasitas que "não precisamos saber"....

    ResponderExcluir
  3. Carol, é importante saber as classes e suas funções tudinho?

    ResponderExcluir
  4. Não precisa. De platelmintos é mais importante saber as doenças que causam e, de modo comparativo, as especializações cefálicas em função do modo de vida.

    ResponderExcluir