2 de out. de 2011

Nematelmintos

Também conhecidos como vermes cilíndricos, e, embora a maioria seja de vida livre, muitos representantes são parasitas de animais e plantas. São triblásticos, protostômios e possuem simetria bilateral. São os únicos psedocelomados.


Possuem musculatura longitudinal e respiração cutânea. Possuem dois cordões nervosos, um ventral e um dorsal.

 

São os primeiros a apresentar tubo digestório completo, ou seja, possuem boca e ânus.



Não possuem sistema circulatório. A circulação de gases, nutrientes e substâncias tóxicas é feita pelo líquido do pseudoceloma.
A maioria possui sexos separados e sua reprodução é sexuada.

  • Ascaridíase - doença causada pelo nematódeo Ascaris lumbricoides. Após a ingestão de ovos, presentes em água e/ou alimentos contaminados, a larva eclode no intestino delgado e atravessa sua parede, caindo na circulação sanguinea. Passa pelo fígado, coração e pulmão, onde atravessa a parede dos alvéolos pulmonares, subindo pelos bronquíolos, brônquios e traquéia. Ao chegar na epiglote, é novamente deglutida, alcançando o sistema disgestório e, finalmente, se instalando no intestino delgado, onde, já adulta, começa a se reproduzir e lançar ovos que saem junto com as fezes do hospedeiro. Por causa desse ciclo, a ascaridíase pode causar complicações hepáticas e pulmonares.


  • Ancilostomose - também conhecida como amarelão, causada pelos nematódeos Ancylostoma duodenale e Necator americanus. A infecção acontece quando o hospedeiro entra em contato com a larva do nematódeo, presente livre no solo. O verme adulto se alimenta do sangue do hospedeiro, causando anemia severa e, consequentemente, o tom amarelado na pele que caracteriza a doença.


  • Filariose - também conhecida como elefantíase, o parasita abriga os vasos linfáticos do hospedeiro, causando inchaços na região afetada. Doença transmitida por mosquito, ocorre principalmente em regiões tropicais.






  • Outras duas doenças bastante conhecidas causadas por representantes desse filo são a Oxiúrose e o bicho-geográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário